sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vendas mundiais do PS3 ultrapassam do X360, diz pesquisa; Wii continua na liderança.

Demorou, mas enfim o Playstation 3 conseguiu tomar o posto de segundo colocado do Xbox 360 na ferrenha disputa dos consoles mais vendidos no mundo todo. A informação é da empresa de consultoria Strategy Analytics.

No primeiro lugar, o Wii segue imbatível e dificilmente será alcançado, graças aos seus 75,5 milhões de unidades vendidas no mundo todo. Após o final de 2010, o PlaySytation 3 acumulou uma base instalada de 43,4 milhões, superando o até então segundo colocado Xbox 360, com 42,9 milhões.

Os relatórios anteriores divulgados pelas respectivas fabricantes mostravam o Xbox 360 com 50,8 milhões, o que lhe dava uma boa folga em relação ao seu rival, com 47,9. Já o Wii contava com mais de 84,6 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento.

A Strategy Analytics aponta o fraco desempenho do Xbox 360 na Europa e Ásia como os principais causadores pela queda global do console da Microsoft, o que ofuscou até o bom desempenho adquirido com as vendas do Kinnect no final de 2010.

“Enquanto o Kinect colaborou com a estratégia de vendas do Xbox 360 para a Microsoft, a aceitação do console fora dos Estados Unidos continua desapontando”, explica Jia Wu, responsável pelo relatório. “Já a demanda global pelo PlayStation 3 excedeu o que

o Xbox 360 fez nos últimos dois anos e a expectativa é que suas vendas continuem aumentando nos próximos anos”.

Para o futuro, o relatório afirma que as vendas globais do Xbox 360 crescerão 13,7 milhões até o final de 2011, enquanto a base instalada de PlayStation 3 se expandirá para 15,7 milhões. Já o Wii dificilmente conseguirá conter uma nova queda e, para combater isso, Wu afirma que a Nintendo terá de lançar o seu sucessor nos próximos 12 meses. A Strategy Analytics diz ainda que Microsoft deve focar mais no Kinect e continuar inovando a tecnologia de sensores de movimento, se tornando cada vez mais relevante na era das “casas inteligentes”.

Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário